
O sistema operacional Palm OS Cobalt, antes conhecido como Palm OS 6, é uma versão totalmente reescrita do Palm OS 5, criando os fundamentos para uma nova geração de equipamentos para as áreas de multimídia e aplicações comerciais.A compatibilidade com as versões anteriores do sistema foi preservada, incluindo a interface, nessa primeira versão, além da simplicidade e flexibilidade já consagradas no sistema da PalmSource.
Para os usuários as diferenças visuais serão pequenas nesse primeiro momento, mas por se tratar de um novo sistema, muitos aplicativos começarão a tirar proveito dos novos recursos ao longo do tempo.
Algumas das principais novidades do Palm OS Cobalt em relação às versões anteriores:
Sistema totalmente em 32 bits rodando em equipamentos com processadores padrão ARM, o que fará com que os aplicativos fiquem muito mais rápidos e com recursos extras. No Palm OS Ganet (5.x) apenas algumas partes dos aplicativos são em 32 Bits, sendo que a maior parte simula processadores antigos da Motorola. O lado negativo é que aplicações criadas utilizando os novos recursos não irão funcionar em equipamentos com versões anteriores do sistema;
Arquitetura escalar, modular e padronizada, o que permite que as licenças e mesmo desenvolvedores, adicionem novas funções básicas de forma mais simples;
Multithreading e multitasking: É possível executar programas em segundo plano (background) e ter um controle muito melhor sobre processos, até mesmo podendo definir a prioridade de cada aplicação. A memória de cada aplicação será protegida, para evitar conflitos, além de proteção dos processos. Para multitask, ou seja, executar várias aplicações ao mesmo tempo, foi criado um novo tipo de aplicação chamada de SLIP, que roda em segundo plano a maior parte do tempo. Na barra de status existe um ícone para que se visualize a aplicação em segundo plano;
Arquitetura do sistema de comunicação unificada e expansível, com a possibilidade de se ter diversos processos de comunicação sendo executados ao mesmo tempo, além de novos aplicativos para configuração de acesso a Internet via GPRS, Bluetooth, dentre outros métodos. Na versão 6.0 estão incluídos os padrões de comunicação e drivers para: RS-232 serial; IrDA; USB e USB 1.1 Slave; cartões SD e MMC; TCP/UDP/IP; IPv4, IPv6; PPP; OBEX; Ethernet (para se escrever drivers 802.11); e Bluetooth;
Suporte a diversos padrões de tela, sendo que o sistema está pronto para as resoluções de 320x320 e 320x480, mas existe a possibilidade de se utilizar diversas resoluções com pequenas alterações. As fontes são escaláveis, incluindo a TrueType. Possui ainda área de escrita dinâmica.
A barra de status agora faz parte do sistema operacional, e possui informações parecidas com as encontradas na barra do Tungsten T3 e modelos da Sony, como a hora, botões para procura, menu e aplicativos, controles de som e luminosidade, status da conexão wireless, potência do sinal, dentre outras;
Os aplicativos padrões sofreram algumas mudanças visuais e também na estrutura. Agora a organização das informações internamente se parece com o estilo SQL. Os contatos, por exemplo, terão inúmeros campos, sendo mais próximo ao que se encontra no Microsoft Outlook, e será mais fácil para os desenvolvedores utilizarem mais campos. Na parte visual a PalmSource incluiu abas para que fique mais fácil o preenchimento dos novos campos. Agora são suportadas 256 categorias e múltiplas categorias por registro.
O sistema de multimídia possui cerca de 40% a 50% de código derivado do sistema Be OS, adquirido pela PalmSource em 2001. Os recursos disponíveis são inúmeros e impressionam. Foi incluindo ainda um media player para tocar áudio e vídeo. Alguns dos recursos incluem: suporte a ADPCM/PCM (em arquivos WAV), OGG Vorbis, MP3, MPEG1, MPEG4 (MPEG4 apenas AVI com áudio em MP3), sistema de som que pode gravar em 8/16 bits e tocar em 16 canais em segundo plano.
Sistema de segurança totalmente recriado, suportando desde métodos diversos de autenticação, até criptografia de arquivos usando o RC4.
Arquitetura de sincronismo nova. O programa de sincronismo no PC é capaz de instalar diversos tipos de arquivos no Palm, como os do Word e Excel, e não apenas os atuais .prc e .pdb, mas nessa primeira versão ainda não existe no sistema uma arquitetura do tipo FAT.
Compatibilidade com versões anteriores. Cerca de 80% do sistema foi reescrito para o Palm OS Cobalt, tornando-o bem estável e rápido, afinal estará rodando aplicações totalmente escrita no padrão ARM, mas para suportar aplicações desenvolvidas para as versões anteriores do sistema ele inclui a PACE, que simula o Palm OS antigo de forma totalmente transparente para o usuário.
Nenhum handheld no mercado está utilizando essa nova versão, que foi entregue às licenças no dia 31/12/2003. Espera-se para breve algum lançamento com o Cobalt, como um sucessor para o Tungsten T3.
FONTE:http://www.palmbrasil.com.br/vocab/palmos-cobalt.html
Postado por: Fernando Castro








